quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Colocada na universidade, lá fui eu matricular-me... Já tinha ouvido que havia a possibilidade de haver praxe quando fosse fazer a matricula, logo, ia ser praxada. Muito pouco mentalizada para ser praxada quando fosse fazer a matricula, entrei no estabelecimento, praxados a sair de lá, tudo muito engraçado (ou não), e eu a pensar 'com sorte ainda me safo, só vim fazer a matricula'. Fiz a matricula, que demorou umas duas horas, mais secantes da minha vida, 1ª sala para senha, 2ª sala para matricula, 3ª sala para fazer o cartão da biblioteca, 4ª sala para o cartão de estudante, e por aí fora... salas e salinhas para tudo!
Despachada da matricula, agora por onde é que vamos embora? Pelas traseiras que é mais seguro ou por onde entrámos porque à entrada ninguém me 'fez mal'? Se entrei e ninguém me disse nada, à saída é igual! Pois, claro, não querias tu mais nada! Ainda nem tinha saído já estavam os 'Srs. Estudantes' avistando-me e salivando 'bicho anda cá...' Bolas! Fui apanhada! 'Bicho' para aqui, 'bicho' para ali, 'olhos no chão!' Só me apetecia rir e nem isso me deixavam. 'Bicho não ri' diziam eles. 'Bicho não fala'. 'De que curso é?' 'De onde é?' 'Que idade tem?'... Tudo em cima de mim. Privilegiaram-me com uma pedicure personalizada, um hairstyle único comum dos 'bichos', e maquilhagem personalizada também. Estava linda, digo-vos. Nunca na minha vida me senti tão bela como naqueles minutos. Entretanto, já não estava a achar muita piada, pediam-me para gritar - já nem me lembro o quê - mas eu não queria. 'Bicho rebelde' pensariam eles. Não, não sou, não ia gritar, era certo. De olhos no chão, fazia contas à minha vida, 'é isto que me espera nos próximos tempos'. Estou mais preocupada se consigo acabar o curso em condições do que preocupar-me em ser 'apanhada' para ir gritar isto e aquilo toda badalhoca pela cidade fora. 'Mauzinhos' era só o que me passava pela cabeça. Entretanto, não sei se repararam que eu já não estava para ali virada, disseram-me que já me podia ir embora, nem hesitei! Cheguei a casa e tomei um banho. Não pensei muito no assunto.
Hoje saí e lá estavam eles na cidade com os meus supostos colegas a serem praxados, sim, logo os de arquitetura. Com tantos cursos, tinha de ser o meu a estar lá... Pelo que vi não estava a ser nada do outro mundo mas eu só pensava 'meu Deus, espero que não me digam nada!'.
Ironia das ironias, uma amiga minha encontrou uma rapariga que era da turma dela que queria ir para arquitetura e foi lá falar com ela. A rapariga conhece-me e perguntou-lhe se eu tinha entrado, pergunta inocente, não havia problema ela saber. Eis que a irmã mais velha dessa rapariga é de arquitetura e pode praxar, 'oh nãããão!'. A rapariga disse logo: 'está ali a minha irmã vê lá se ela não quer ir para ali e tal...' a minha amiga disse-lhe logo que não. Pouco tempo depois vem a irmã dela, mais duas raparigas ter comigo. 'Não me façam nada! Não me façam nada! Não me façam nada hoje, por favor!' pensava eu. Todas muito simpáticas, disseram logo que não me iam fazer nada. Pediram-me o número para eventuais informações necessárias. Disse-lhes que não queria ser praxada esta noite e aproveitei para lhes perguntar o que faziam quando praxavam. Espírito aberto e divertimento era o que eu tinha de ter em mente, 'nada de muito mau' mas que tinha de ouvir 'alguns gritos' disso não me escapava. Não sei, fiquei no vazio, 'o que é que eu faço agora?', não gosto nada quando gritam comigo, sou demasiado sensível e não faço mal a ninguém. Por outro lado disseram-me 'de qualquer das maneiras, se não quiseres, sempre podes declarar anti-praxe'. E foram-se embora, sem que ninguém dos que praxavam reparasse que eu estava ali...
Pois, não sei... posso pensar que estou mentalizada, chegar lá e não aguentar, posso pensar que 'nem pensar' e depois ver os outros e achar que afinal não era assim tão mau...
Já ouvi e li muitas coisas sobre praxe e não sei o que achar 'valham-me todos os santos e aqui vou eu, não há de ser nada!'?

Preparem-se para me aturar com este assunto por alguns tempos, está bem?

1 comentário:

  1. tadinha.. tenho pena de ti!
    mete uma foto tua praxada! acredito que tenhas ficado mais gira ainda :)

    ResponderEliminar

Share some love and leave a comment! ;)